ANÁLISE - CASTLEVANIA: THE LORDS OF SHADOW

O RETORNO DE UM CLÁSSICO

Castlevania: Lords of Shadow já foi lançado anos atrás para PS3 e X360. Mas só agora os jogadores de PC puderam colocar as mãos nesse game fabuloso. Não por acaso, o game é feito sob a tutela da Kojima Productions, a mesma galera por trás da série Metal Gear.


Na história do jogo, Gabriel é um cavaleiro sagrado, da ordem dos Cavaleiros da Luz, que protege o mundo contra os poderes sobrenaturais do mal. Pouco antes da aventura começar, Gabriel perde a sua esposa, assassinada brutalmente e assim, ele sai atrás de vingança. Ainda sofrendo pela perca da amada esposa, Gabriel tem de correr e descobrir o que anda acontecendo com o mundo à sua volta, já que nesse caos, todos acreditam que até Deus os abandonou. Ao logo da aventura, Gabriel acaba encontrando-se com outros membros da irmandade e alguns outros personagens, que aparecem para ajudar na sua busca.
A primeira vista, quando olhamos para Lords of Shadow temos a impressão de já termos visto aquilo em algum lugar. Mais especificamente na série God of War, da Sony. E as semelhanças são várias, indo desde ao estilo de câmera, até na maneira que Gabriel  usa o seu crucifixo, ou nos minigames que surgem na hora de finalizar algum inimigo.

Os cenários são belos, cheio de detalhes e riquezas. Mas não espere por cenários amplos e exploráveis. O jogo conta com inúmeros segredos a serem desvendados, muita das vezes, bastando achar alguma passagem secreta pra encontrar alguns ítens escondidos. Outras fase possuem caminhos "alternativos", mas que não chega a ser algo em grande escala. É como dar a volta em uma fonte: Vai sair no mesmo lugar, sem grandes surpresas.


Talvez a maior fraqueza em Lords of Shadow seja o posicionamento da câmera. Muita das vezes ela esconde alguns inimigos no meio do combate, fazendo com que você apanhe um pouco antes de acertar aquela chicotada certeira. Aos poucos você se habitua ao estilo dela. E não querendo ficar comparando um com o outro, mas God of War acerta em cheio nesse quesito. Fato é que Lords of Shadow acerta nos momentos em que é necessário mostrar a beleza e a riqueza dos cenários do game. Realmente espetacular.

Um ponto a favor de Lords é o fator replay do jogo. Não basta apenas você terminar uma fase, você deve explorar algumas passagens de vez em quando em busca de runas, pedras e outros ítens que farão com que Gabriel fique mais forte. Em alguns casos, alguns segredos só ficam acessíveis depois que você adquire algumas habilidades específicas no decorrer do jogo. Então, se você quiser habilitar tudo no jogo, já tenha em mente que você gastará boas horas jogando e revisitando algumas fases.

O personagem principal, Gabriel, é dublado por Robert Carlyle e outros personagens do jogo são dublados por figurinhas carimbadas de Hollywood. Patrick Stewart (o professor Xavier de X-Men: O Filme), Ian McKellen (o Gandalf de O Senhor dos Anéis), e Jason Isaacs (o Lucius Malfoy, Harry Potter), completam o elenco. Para nós brasileiros, vale o fato do jogo ter legendas em Português-BR.


Se existe uma coisa que a série Castlevania traz no sangue, é o nível de dificuldade do game. Basta a dificuldade NORMAL do jogo pra você morrer diversas vezes ao enfrentar hordas de inimigos. Muitas vezes ao enfrentar um chefe, você vai sempre ter a compania de orcs ou lobisomens menores te atacando o tempo todo, testando todas as suas habilidades para desviar, defender (podendo usar o timing na hora do bloqueio e devolver poderosos golpes) ou criar combos devastadores usando magias especiais que lhe dão mais força ou que lhe devolve energia ao derrotar as criaturas do inferno. A quantidade de movimentos de Gabriel é vasta, fazendo com que o jogador perca (nesse caso ganhe) algum tempo aprendendo os movimentos especiais e a emendar combos maiores e mais fortes. E vale a pena aprender o máximo que você conseguir.

A trilha sonora é fenomenal. Se você tiver a oportunidade de jogar usando um Home Theather ou um bom fone de ouvido, prepare-se para apreciar uma trilha sonora cheia de músicas épicas, sons matadores e uma dublagem digna de hollywood.

Graficamente falando, os jogadores de PC perceberão que o game está muito bem otimizado, rodando a 60 fps cravados, sem lag. E nem é necessário ter um PC de ponta pra rodar ele bem lisinho. Não chega a surpreender, mas com certeza o trabalho que a equipe de produção teve ao desenvolver cenários, personagens e monstros, foi muito bem executado.


No geral Castlevania: Lords of Shadow é um excelente game. Chega com cara de atrasado pra aula, mas com certeza abrirá um grande sorriso na cara dos jogadores de PC. É a oportunidade perfeita de você jogar um grandioso jogo, com uma história cheia de riquezas e detalhes e que com certeza fará você passar muitas horas atrás de todos os segredos do jogo.


Compartilhe Google Plus

Sobre eu, Unknown

Goiano que ama pequi, gamer da velha guarda que acredita profundamente na nessa indústria de games.
    Blogger Comment

0 até então...:

Postar um comentário