CRYENGINE 3 X UNREAL 4: QUEM VENCE?


A Crytek é famosa não apenas por ser dona do aclamado shooter Crysis, mas também por ser a detentora da CryEngine que é o motor gráfico por trás da sua obra prima. A CryEngine talvez seja a mais bela de todas elas. Infelizmente isso tem um preço, já que para se tirar um bom proveito de tudo o que a CryEngine tem para oferecer, é necessário um computador bem mais capacitado.


Quem sofre com isso, além dos jogadores despreparados de equipamento, são os consoles atuais que não conseguem ter o mesmo nível de qualidade gráfica que os PC's, mesmo que o computador em questão não seja tão poderoso assim.


Com ferramentas muito avançadas para gerar imagens em altíssima qualidade, muitas produtoras tem usado a CryEngine no desenvolvimento de seus jogos. A vantagem é toda da Crytek de não se manter presa a uma publisher apenas, tendo assim a possibilidade de ver a sua criação sendo usada em diferentes jogos e publishers.

Assim como a Frostbite, Unreal e outras engines no mercado, a CryEngine tem mostrado que está aí para brigar com suas concorrentes de igual para igual.


O que o futuro reserva para a CryEngine e quais títulos serão lançados com ela, só o tempo dirá. Enquanto isso, acompanhe um vídeo liberado pela Crytek mostrando a CryEngine em pleno funcionamento em jogos que ainda serão lançados para várias plataformas. Assistam também alguns vídeos técnicos que mostram essa poderosa ferramenta em pleno funcionamento.





Por outro lado, temos uma das mais usadas engines de todos os tempos. Não é difícil lembrar de alguns jogos que usam a tecnologia da Unreal Engine, desde muitos anos atrás: Bioshock (todos), I Am Alive, Aliens Colonial Marines, a série Batman Arkham, Borderlands (1 e 2), DMC: Devil May Cry, Gears of War (todos) e muitos outros.

A Unreal Engine é uma das melhores engines do mercado, trazendo não só qualidade. Ela também é nitidamente leve e configurável nos PC's, fazendo com que computadores mais modestos consigam rodar jogos com uma excelente qualidade gráfica, assim como nos consoles.







Citamos outras engines que existem no mercado, mas hoje em dia as mais faladas são essas. A Frostbite e seu motor gráfico usado em Battlefield 3 e no próximo Battlefield 4 é basicamente restrita aos jogos da Eletronic Arts (EA), como Need for Speed Most Wanted e Medal of Honnor, assim como a IW Engine usada nos jogos Call of Duty desde 2005.

Futuramente falaremos mais sobre as ferramentas de desenvolvimento de jogos, abordando outras empresas que caminham em busca de melhorar ainda mais a nossa diversão.

Compartilhe Google Plus

Sobre eu, Unknown

Goiano que ama pequi, gamer da velha guarda que acredita profundamente na nessa indústria de games.
    Blogger Comment

2 até então...:

  1. Foda as duas engines, mas tô preferindo a UDK que não precisa de conexão com a internet e te dá mais liberdade na criação... a Cryengine é ótima, com um visual excelente, mas infelizmente é pra poucos... :\

    ResponderExcluir
  2. Bruno Patrese de Faria Lima1 de abril de 2013 às 09:15

    Cara, queria saber trabalhar com isso. As possibilidades são infinitas!

    ResponderExcluir