ANÁLISE - GRID AUTOSPORT

DIZER QUE FIQUEI SURPRESO AO OUVIR FALAR DE UM NOVO JOGO DA SÉRIE GRID FOI O MÍNIMO. NÃO FAZIA SENTINDO. A CODEMASTERS DEMOROU CINCO ANOS PARA LANÇAR O SEGUNDO GAME. ENTÃO PORQUE DIABOS LANÇAR UM NOVO JOGO TÃO RÁPIDO ASSIM? NÃO FAZIA SENTIDO.


A SEGUNDA VERSÃO MUDOU COMPLETAMENTE A NARRATIVA DO ANTECESSOR. SE ANTES ÉRAMOS DONOS DA NOSSA PRÓPRIA EQUIPE, CONTRATANDO PILOTOS, COMPRANDO CARROS E PERSONALIZANDO OS BÓLIDOS DA MANEIRA QUE QUERÍAMOS, EM GRID 2 A COISA FICOU MAIS RESTRITA. ÉRAMOS EMPREGADOS DE UM TAL PATRICK CALAHAM, QUE QUERIA CRIAR UMA NOVA CATEGORIA DE CORRIDAS AUTOMOBILÍSTICAS: A WSR. O JOGO FOI BEM RECEBIDO, RECEBEU NOTAS MEDIANAS, MAS NÃO INOVOU MUITO. E O QUE SERÁ QUE GRID AUTOSPORT PODERIA TRAZER DE NOVO PARA JUSTIFICAR ESSE LANÇAMENTO TÃO REPENTINO?

A VERDADE É QUE GRID AUTOSPORT TENTOU CORRIGIR ALGUNS ERROS DE GRID 2. O PRIMEIRO DETALHE QUE PODEMOS PERCEBER PARA CONFIRMAR ESSA TEORIA, É QUE AUTOSPORT TROUXE POR EXEMPLO A CÂMERA INTERNA DO CARRO. E ISSO FOI SIM UMA ALTERAÇÃO BASTANTE CRITICADA NA SEGUNDA VERSÃO, JÁ QUE ESSE DETALHE FICOU AUSENTE (SENDO CRIADA DEPOIS EM BAIXA RESOLUÇÃO POR FÃS).


GRID AUTOSPORT É DIVIDIDO EM CATEGORIAS. SÃO ELAS: TOURING (CARROS DE TURISMO EM CIRCUITOS), ENDURANCE (CORRIDAS DE RESISTÊNCIA, COM PISTAS NOTURNAS), OPEN WHEEL (OS FAMOSOS MONOPOSTOS, ESTILO FÓRMULA 3), TUNER (CARROS MODIFICADOS, COMPETINDO EM CORRIDAS, TOMADAS DE TEMPO E DRIFT) E STREET (CORRIDAS COM VÁRIOS TIPOS DE CARROS, EM PISTAS DE RUA).

TUDO ESTÁ DE VOLTA. E QUANDO DIGO ISSO, QUER DIZER QUE A CODEMASTERS PEGOU ALGUMAS PISTAS DE RACE DRIVER GRID, OUTRAS DE GRID 2 E ALGUMAS ATÉ DA FRANQUIA FORMULA ONE. MISTUROU, FEZ UM BELO SHAKE E JOGOU NO MESMO PACOTE AUTOSPORT. TEM PISTAS NOVAS? SIM, TEM. E SÃO BELÍSSIMAS, TODAS ELAS. COM BELOS EFEITOS DE ILUMINAÇÃO. MAS NADA DE NUVENS DINÂMICAS COMO PROMETIDO EM PROJECT CARS. APENAS UM FUNDO FALSO NOS CIRCUITOS.


GRAFICAMENTE GRID AUTOSPORT CONTINUA NO MAIS DO MESMO, NADA DE SUPERIOR. MAS O FATO É QUE EM ENTREVISTAS RECENTES, A EQUIPE QUE PRODUZIU GRID 2 DISSE QUE AINDA NÃO É HORA DE DAR O SALTO TECNOLÓGICO NECESSÁRIO PARA ACOMPANHAR A NOVA GERAÇÃO. MESMO ASSIM EFEITOS DE REFLEXOS SÃO PERFEITOS, O ASFALTO CONVENCE, OS CARROS FICAM COMPLETAMENTE DESTRUÍDOS (VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS AO DEIXAR MEU FILHO DE QUATRO ANOS TENTAR JOGAR!), AS PAISAGENS SÃO BELÍSSIMAS, FOLHAS E OUTROS ELEMENTOS NA PISTA DÃO O TOM DE CAPRICHO PRA QUE VOCÊ REALMENTE PENSE QUE ESTÁ NUMA PISTA DE CORRIDA DO MUNDO REAL.


SE TEM UMA COISA QUE A CODEMASTERS TEM COMPETÊNCIA, SÃO NOS EFEITOS SONOROS. E EM AUTOSPORT NÃO SOA DIFERENTE. ALIÁS, COM UM BOM FONE DE OUVIDO É POSSÍVEL OUVIR O RANGER DA LATARIA DOS CARROS, AS DERRAPAGENS SÃO LINDAS E CONVENCEM. INFELIZMENTE NEM TUDO SÃO FLORES.

O QUE NÃO CONVENCE MESMO É A FALTA DE LIBERDADE QUE O JOGO PROPORCIONA. UM DOS GRANDES ATRATIVOS DE QUALQUER JOGO QUE SE PREZE, É O PODER DE FAZER QUALQUER MELHORIA NO CARRO, SEJA ELA VISUAL OU MECÂNICA. E SE VOCÊ É DO TIPO QUE GOSTA DE "TUNAR" O SEU POSSANTE... ENTÃO SINTO MUITO AMIGO. ESSE NÃO É O SEU GAME DE CORRIDA.

AUTOSPORT TIROU TUDO FORA. DESDE A POSSIBILIDADE DE ESCOLHER O CARRO (LIMITANDO-SE A TE DEIXAR ESCOLHER A EQUIPE QUE IRÁ DISPUTAR A TEMPORADA SEGUINTE). ALIÁS TEMPORADAS QUE TERMINAM NUM FIM DE SEMANA DE DISPUTAS! (WTF?!). ESCOLHER AS CORES DO CARRO? NOPE! ESCOLHER VINIS E ADESIVOS? SEM ESSA! RODAS, PNEUS? NEM A PAU! OU SEJA, VOCÊ CORRE COM O QUE COLOCAM NA SUA MÃO. É DIRETO AO PONTO, SEM ENROLAÇÃO, CABENDO A VOCÊ APENAS GUIAR O SEU CARRO E DISPUTAR AS CORRIDAS PARA A EQUIPE ESCOLHIDA.


EM AUTOSPORT TEMOS UMA MUDANÇA PEQUENA, MAS SIGNIFICATIVA NA JOGABILIDADE. NÃO VAMOS EXAGERAR E DIZER QUE TEMOS UM CONCORRENTE PARA GRANTURISMO OU FORZA. MAS PERCEBE-SE QUE HOUVE UMA LIGEIRA MUDANÇA NA MEDIDA ARCADE/SIMULAÇÃO. SE ANTES TÍNHAMOS ALGO EM TORNO DE 75% ARCADE E 25% SIMULAÇÃO, AGORA PODE-SE DIZER QUE É ALGO ENTRE 50 A 50. É MELHOR? DEPENDE. ADORO JOGAR ALGUMAS VERSÕES DE NEED FOR SPEED, QUE É 100% ARCADE. MAS TAMBÉM SOU VICIADÃO EM GRANTURISMO E OS SEUS 100% DE SIMULAÇÃO. É TUDO QUESTÃO DE GOSTO. PORÉM PERCEBE-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA NA IA DOS PILOTOS ADVERSÁRIOS, QUE DEFENDEM SUA POSIÇÃO E ATÉ DÃO AQUELE FAMOSO “TOTOZINHO” NA TRASEIRA DO SEU CARRO PARA TE TIRAR DA JOGADA. INFELIZMENTE NÃO PODE-SE DIZER O MESMO QUANDO VOCÊ TEM UM COMPANHEIRO DE EQUIPE. POR MAIS QUE VOCÊ USE ESTRATÉGIAS DIFERENTES (AQUI VOCÊ DÁ CERTOS COMANDOS PARA O COMPANHEIRO DE EQUIPE, IGUAL O MODO B-SPEC DE GRANTURISMO), AINDA ASSIM DIFICILMENTE VOCÊ VERÁ SEU PARCEIRO CHEGANDO EM POSIÇÕES SIGNIFICATIVAS.

NO COMEÇO EMPOLGA, VAI FICANDO LEGALZINHO. MAS NÃO VAI PASSAR DISSO. SEM QUERER SER UM PROFETA DO APOCALIPSE, MAS ACHO QUE DIFICILMENTE VOU OUVIR FALAR DE ALGUÉM QUE COMPLETOU ESSE JOGO NOS SEUS 100%. TALVEZ NEM METADE DISSO!

PRODUÇÃO: CODEMASTERS SOUTHAN
DISTRIBUIÇÃO: CODEMASTERS
LANÇAMENTO: 24/06/2014
ESRB: TODOS
PLATAFORMAS: PC X360 PS3


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Sobre eu, Unknown

Goiano que ama pequi, gamer da velha guarda que acredita profundamente na nessa indústria de games.
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